sexta-feira, abril 24, 2009

DIÁLOGO

Uma festa de casamento. Um porreiro de historiadores e eu. Não via aquele povo há um tempão.Todo mundo fingindo naturalidade de terno e gravata. Nosso colaborador Luck Luciano também tava lá, num risca de giz que eu tenho certeza que foi a Mari que escolheu. Pelo visto, pra roupa ela tem bom gosto.

Lá pelas tantas, me chega um e depois do papinho cerca-lourenço, faz aquela cara de quem tava sem graça de tocar no assunto e mandou:

“Pô...me disseram, não se é verdade...tu não fica bolado comigo não, é que...”

Eu:
“Qual foi?”

Ele:
“É verdade que você abandonou o magistério?”


Eu:
“É.”

Ele, como se não soubesse:
“Mas, então, tá fazendo o quê?”

Eu, sem muito saco com aquela conversa:
“Mecânica.”

Ele, fingindo espanto:
“Mecânica?”

Eu, com menos saco ainda:
“É.”

Ele, com os olhos arregalados:
“Mecânica? De carro, essas coisas?”

Eu, com pena de dar-lhe um coice:
“É. Mecânica. De carro. Essas coisas...”

Ele, com cara Sá-Mariquinha-que-botou-pimenta-no-meu-mungunzá:
“Pô, cara! Vai desistir da HISTÓRIA?! Maior ralação na faculdade, a melhor do Brasil, e você vai desistir? Pensa bem...”

Eu, catando pelo colarinho um garçom que tentou me diblar e passar direto com a bandeja de chope:
“Tá....”

Ele, inconformado:
“Cara, eu não acredito que você vai largar um trabalho intelectual por um braçal! Deixar de ser professor pra ser peão! Tou falando isso de igual para igual...”

Eu, largando o garçon, virando o segundo dos dois chopes que eu catei na bandeja e respirando fundo:

“Tu já leu March Bloch, Fevre, Marx, Engels, Thompson, Duby, Paulo Freire, Maquiavel, LeGoff, Sério Buarque, Caio Prado, Todorov, Ciro, Vainfas, Ângela de castro Gomes, Mauad e o escambau?”

Ele, espantado:
“Já! É lógico! Mas...

Eu, cortando no ‘mas’:

“Eu também. Sabe fazer levantamento de fontes?”

Ele, sem ‘mas’:
“Sei.”

Eu:
“Eu também. Projeto de pesquisa, sabe fazer?”

Ele:
“Sei.”

Eu:
“Eu idem. Planejamento pedagógico, plano de curso e dar aulas, enrolar diretor e fazer o que quer com a turma, manja?”

Ele:
“Sim.”

Eu:
“Eu também. Calcular taxa de compressão de um motor, rebaixar o cabeçote, operar torno mecânico, operar fresa, ler perspectiva isométrica, identificar sinal pneumático, hidráulico, elétrico, manutenção preditiva, ler tag, metrologia e resistência dos matriais, sabes?

Ele, com a única cara que podia fazer:
“Não.”

Eu, já dando uma banda em outro garçom que tentou passar batido com um Juanito Andante. Tarja preta, ainda por cima:

“Pois é. Eu sei. Então, não estamos conversando de igual para igual...Dá licença,que o Luck tá me chamando ali, ó!”

Tava chamando porra nenhuma. Catei meu uísque e fui fumar um crivo lá fora...

8 Comments:

Blogger Bolinho said...

HAHHAHM, SENSACIONAL!

4/24/2009 5:24 PM  
Blogger Unknown said...

PQP!!!
QUE PENA EU NÂO TER VISTO ISSO!!!!

4/28/2009 10:55 AM  
Blogger Luciana said...

Comentário da minha estimada senhora. Palestino tornou-se um homem da renascença, ou seja, um homem plural, que procurar dominar vários saberes: poeta, escritor, arquiteto, engenheiro, cozinheiro, historiador, mecãnico e...viado (palavras da estimada senhora). Hehehehehe.

5/03/2009 3:09 PM  
Anonymous Berthier Jr said...

O último que eu vi sabendo tanto sobre tanta coisa foi um tal de DaVince. Esse camarada vai longe.
Mas nas duas primeiras linhas já sabia quem estava escrevendo.
Saúde e Paz meu camarada.

5/12/2009 12:18 AM  
Blogger Lili said...

Feliz é você, Palestino! Meus parabéns! Depois me passa o endereço pra indicar pro véio!
Bjs do Japãooooooooooo (Onde o diploma de História da UFF não me ajudou em nada)! Aline

5/25/2009 9:47 AM  
Blogger Ju said...

Foi como te falei... uff can kiss my ass!
tô muito bem, obrigada! Desde que deixei aquilo só evoluí como pessoa e profissionalmente. Foi a decisão mais difícil e mais acertada da minha vida! Fiquei com medo, mas não me arrependo NADA hoje em dia.

5/28/2009 3:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

Meu caro Patricio, queria estar presente para vivenciar esse espetáculo e ver a cara do bolha verde no final!!!!!!! Tamo junto... meu mecânio intelectual favorito!!!!!!! bjs

6/03/2009 12:02 PM  
Anonymous Martha Myrrha said...

Muito bom Palesti! Sei do que vc fala. Beijos mil.

6/15/2009 12:54 PM  

Postar um comentário

<< Home